Páginas

quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Revolução industrial


Apesar de muitos historiadores não gostarem do termo Revolução Industrial, pode-se afirma que este processo caracterizou-se pala passagem gradual da produção manufatureira para a produção através das máquinas. Tal fenômeno ocorreu na Inglaterra durante o século XVIII e posteriormente se expandiu para outros países da Europa, Ásia (Japão) e América (EUA).

Para que a Revolução ocorresse na Inglaterra, uma série de fatores contribuíram ao longo dos séculos XVI ao XVIII, foram eles: acumulação de riqueza proveniente da exploração colonial, a revolução gloriosa, que, do ponto de vista político e jurídico, colocou a burguesia inglesa no poder, a disponibilidade de jazidas de carvão e ferro em solo inglês e a necessidade de aumentar a produção, este constitui o principal fator, pois a produção manufatureira já não era capaz de atender a demanda nas colônias e mercados ingleses.



Século XVIII, Inglaterra:

Com o aumento por demanda de produtos em suas colônias, os capitalista ingleses ou burguesia comercial tentam de toda a forma aumentar a produção. Daí, investem fortemente em pesquisas que resultam na criação dos elementos que aceleram o processo produtivo: tear hidráulico, tear mecânico e finalmente a máquina a vapor.
Iniciava-se a Revolução industrial e a indústria têxtil inglesa era a principal beneficiada. Uma máquina poderia produzir muito mais, em tempo hábil e ao mesmo tempo produziria por 80 homens . Precisava-se agora apenas de um ser humano para a máquina: o operário.
A burguesia comercial passa agora a ser dona de fábricas e indústrias. As chaminés e o vapor mudam a paisagem rural. Liverpool, Manchester e outras cidades são os símbolos do "progresso". A burguesia se ver maravilhada com um processo que só aumentava demasiadamente seu lucro e colocava a Inglaterra a frente das demais nações em relação ao processo produtivo. 

Já que a produção estava mais rápida, o transporte deveria ficar mais rápido (locomotiva a vapor). O transporte mais veloz a comunicação tinha que acompanhar ( o telégrafo). Contudo, os benefícios do "progresso" beneficiava uma minoria.



Consequências da Revolução Industrial

Entre as várias consequências da Revolução Industrial inglesa, podemos sintetizar o seguinte:

Desenvolvimento de uma forte burguesia industrial;
maior dinâmica no processo produtivo, de transporte e comunicação;
mudanças na organização do espaço urbano e rural;
decadência da manufatura;
Surgimento do operário;


Espero ter ajudado,

Abraços,

Rodrigo A.

2 comentários:

  1. Bruna, obrigado pelo blog, muito bom!

    Rodrigo.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, pelo comentário sobre Revolução Industrial. Quero ver posts sobre a História do Brasil.

    Williams Targino

    ResponderExcluir