Páginas

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

A MÚSICA BRASILEIRA DURANTE A REPÚBLICA MILITAR,

,

Entre 1964 a 1985 o Brasil vivenciou a República Militar. Além de características econômicas, políticas e sociais, o período também foi marcado por importantes movimentos culturais através do teatro, cinema e música. A seguir, analisarei um pouco dos estilos musicais da época considerando as influências ideológicas do período.

Na década de 1960, a música brasileira já apresentava alguns estilos como o samba e a bossa nova. Aos poucos, também foram se desenvolvendo outros estilos como a jovem guarda, o rock  e o tropicalismo. O surgimento da televisão e os inovadores programas de auditórios ajudaram na propagação dos movimentos musicais do período. Contudo, com a própria dinâmica do regime militar, na medida em que a censura foi se desenvolvendo, logo ficou claro que os estilos musicais acabariam sendo influenciados pela conjuntura política que o país passava.

Inicialmente, vamos analisar a Jovem Guarda. Tal estilo deriva de um programa de auditório comandado por Roberto Carlos na TV Record. As música exaltavam relações amorosas, consumo, conflitos juvenis e inovava com a instrumentalização através do uso da guitarra elétrica. Os críticos desse movimento musical acusavam os membros da jovem guarda de serem alienados, acríticos e apolíticos, ou seja, insensíveis aos problemas políticos. Alguns membros da bossa nova e da MPB criticavam a estética e o uso das guitarras elétricas dos membros da Jovem Guarda. Vários artistas se destacaram nesse movimento que além de Roberto Carlos destacam-se Erasmo Carlos, Vanderleia, Reginaldo Rossi, Vanusa, Jerry Adriano, etc. Ao longo dos anos, poucos conseguiram se manter na mídia e grande parte acabou entrando no ostracismo.

Outro movimento musical do período foi o Tropicalismo. Esse gênero buscava integrar a influência estrangeira com o produto musical nacional. Gilberto Gil, Caetano Veloso, Os Mutantes e Tom Zé produziam letras que iam desde uma descrição da cultural brasileira a temas políticos que criticavam a ditadura como a música é proibido proibir de Caetano Veloso. O tropicalismo foi duramente combatido pelos militares. Alguns cantores foram exilados e outros acabaram sendo censurados só voltando a ter suas músicas liberadas após o fim do Regime Militar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário